SOBRE

_

_

De um Atari nos anos 80

a streamer grisalho

A história de Rafa com os jogos começou em uma noite de 1988, quando acordou perto das 22h40 para ir ao banheiro e ouviu sons eletrônicos vindo da sala no andar de baixo da sua casa. Era seu pai jogando escondido em um aparelho retangular que nunca estava ali durante o dia. Tratava-se de um console "Atari", da segunda geração de videogames. E aos 9 anos, escondido todas as noites na escada, Rafa via seu pai jogar "River Raid" e "Star Wars: The Empire Strikes Back" (o que começaria outra paixão, mas isso faz parte de outra história).

 

Eventualmente, quando tirou uma nota alta na escola, seu pai o convidou para ter a recompensa de se divertir com aquele aparato divertido, e Rafa nunca mais parou. Passando pelo "TurboGame" - uma versão alternativa não licenciada do NES e pelo SNES, foi na era PlayStation que Rafa, então com 15 anos, foi contratado por uma editora paulista para escrever guias e detonados de jogos para revistas impressas. "Piloto de Games" era uma profissão muito rara e ele vivia o sonho adolescente: receber dinheiro para jogar videogames. Neste período, Rafa saiu em uma matéria de revista por se destacar no jogo "X-Wing vs Tie Fighter", onde em parceria com um piloto alemão, era temido em toda a comunidade online de disputas.

 

No meio dos anos 2000, Rafa foi contratado para divulgar um gênero que era novidade no Brasil: o MMORPG. Trabalhando em LAN Houses por toda a capital de São Paulo, distribuía pôsteres e conteúdo do jogo "Ragnarok Online", onde também ensinava as pessoas a jogar. Destacando-se cada vez mais na crescente comunidade do primeiro jogo do estilo localizado para o público brasileiro, Rafa abriu o maior site de guias, podcasts e informações do jogo, chegando a ter 1 milhão de downloads semanais do seu programa.

 

Chamando a atenção de grandes empresas, Rafa foi parceiro do Google no Brasil, sendo um dos primeiros brasileiros a atingir a marca de 1 milhão de seguidores no nostálgico Google Plus. Também foi convidado a trabalhar por um período no UOL Jogos, onde foi redator e, ocasionalmente ajudava no fórum da comunidade.

 

Eventualmente, com o apoio da Level Up! Games e da Gravity, Rafa foi o primeiro autor brasileiro de livros de ficção fantástica baseados em jogos, sendo eles: "Twin Blades" e "Midgard Legends". Feitos em selo próprio e distribuição nacional, os livros se esgotaram em poucas semanas e hoje são uma raridade. Curiosamente, na mesma época, Rafa saiu em diversas matérias em veículos como "Folha de SP" e revista "Veja" como um dos primeiros brasileiros a ter um "namoro online", onde teria conhecido uma namorada por meio de um chat de jogo.

 

Tantos destaques o levaram a ser contratado pela GameTV (que depois mudaria de nome para PlayTV), onde foi Community Manager por pouco mais de 3 anos.

 

Eclético em termos de títulos, habilidades e conhecimentos, entre gerar guias online, vídeos de dicas e liderar guildas imensas de jogadores, em 2015, Rafa ganhou seu primeiro programa de televisão: o "GameTV Drops", da PlayTV, onde falava de variedades, jogos, séries, filmes e animes. Também participou do evento de tecnologia "Campus Party" como produtor de conteúdo, tendo sido parceiro da Level Up!, Blizzard (foi o primeiro brasileiro produtor de conteúdo parceiro, no primeiro mês de lançamento de World of Warcraft no Brasil), NVidia, entre outras. Rafa então fez stream de jogos para as pessoas assistirem, antes de "streaming" ser um negócio: ele colocou sua webcam na frente do teclado, apontada para a tela do computador, e transmitiu a madrugada inteira uma sessão de MMORPG, matando chefes e coletando itens, tendo, em meados de 2010, cerca de 1200 pessoas simultâneas assistindo sua jogatina com sua guilda.

 

As aparições e conteúdos na Campus Party trouxaram para ele um convite que mudou o patamar e visão dele em jogos: o dono da equipe "Koo Tigers", vice campeã mundial de League of Legends no ano de 2015, levou Rafa para passar um período na Coréia do Sul, onde conheceu a cultura coreana, estudou sobre jogos de celular, estratégias de venda, posicionamento de mercado e tudo relacionado a esse ramo que é tão popular na Ásia. Rafa também passou algum tempo na Game House da equipe, aprendendo sobre administração de time, estratégias de jogo e afins, pois era desejo do dono da equipe que Rafa fosse o responsável por uma extensão da equipe no Brasil. Acertadamente, Rafa recusou a proposta, que tinha infelizmente muitas falhas operacionais; mas ele manteve a bagagem que mudou toda sua visão sobre o mercado, jogos e equipes.

 

Depois que Rafa encerrou sua participação na TV, achou que ali seria o suficiente, pois não tinha mais nada a fazer na área de jogos, a não ser continuar jogando e se divertindo. Porém, no final de 2015, conheceu aquela que se tornaria sua melhor amiga: Nyvi Estephan. E entre jogos casuais de MMORPGs e Shooters, Nyvi convidou Rafa para acompanhar em um projeto de apenas três live streamings de um jogo. E de um evento que duraria apenas 3 sessões, Rafa nunca mais parou de transmitir online.

 

Foi convidado para, com Nyvi, comentar e analisar episódios da então novidade "Game of Thrones", onde cada live tinha pouco mais de 10 mil pessoas ouvindo suas análises e comentários. Também gravou com a amiga o programa "Player On", do canal "Player1", de propriedade do grupo Globo.

Apesar de ser relativamente novo, Rafa ficou grisalho no final de seus 20 anos. Odeia não ter os cabelos pretos como sempre foram, mas essa é uma guerra que ele não luta mais. Só aceita o fato que virou um grisalho jogador de jogos online e muita gente o enxerga como uma figura paterna que é bom em jogos e dá bons conselhos de vida, mesmo ele fazendo o possível para as pessoas só acompanharem suas jogadas e piadas - característica forte e marcante de sua personalidade.

 

Atualmente, Rafa joga online em seu canal da Twitch e também gera alguns cortes de jogadas para o seu TikTok. Bom comunicador, ótimo humor, pensa rápido, joga bem e agradece a cada um que o acompanha em sua jornada na produção de conteúdo e diversão online. Se você ainda não o segue, não perca tempo e junte-se à sua comunidade de fãs para acompanhar suas jogadas, análises e, claro, suas piadas. Siga Rafa na Twitch e no TikTok para não perder nenhum momento emocionante de suas transmissões!

sobre rafa 01.png
sobre rafa 06.png
sobre rafa 11.png
sobre rafa 08.png
sobre rafa 02.png
sobre rafa 05.png
sobre rafa 13.png
space_right.png
target_icone.jpg

SIGA O RAFA NO INSTAGRAM

Conheça mais sobre seus projetos, hobbies e jogos - clique aqui

space_min.png
space_right.png
visao_icone.jpg

ASSISTA A LIVE DO RAFA

Divirta-se e veja as jogadas e palhaçadas dele todos os dias! E deixa aquele like para fortalecer! RafaMaskBR na Twitch

space_min.png
space_right.png
valores.jpg

VALORES

  • O jogo é um jogo;
  • Trabalho em equipe é fundamental;
  • Diversão e respeito sempre;
  • Igualdade e evolução.
space_right.png